terça-feira, 6 de outubro de 2009

Haja senso de humor!

Dicionário de evangeliquês: breve, em todas as bancas de São Paulo.



-Mas, eu sou dessa tribo, pessoal!!! Foi só meu enfeite de ossinho que caiu!!!


Existem jargões entre as tribos evangélicas que as caracterizam através de dialetos próprios, costumes padronizados, linguagem regionalizada e rituais peculiares (isso sem tocar em “outras” tantas questões que ao invés de abençoarem, só servem para dividir).
Tem o dialeto espiritualóide, o intelectualóide, o pentecostalês, o crentês, o batistês, assembleiês, congregacionóide etc…
Tem para todos os (mau) gostos, tamanhos, espécies e níveis. Seria até “legalzinho” se isso não causasse uma verdadeira troca de ferpas-nada-espirituais entre as tribos.

Tudo isso porque existe um DICIONÁRIO INTERNO em cada Igreja, que vai dando a devida "cultura" idiomática a cada crente. O cabra tem que decorar (mais ligeiro do que qualquer outro ensinamento) o linguajar que vai mostrar a qual tribo ele pertence.
Variantes do evangeliquês:
Cumprimentos diversos: A paz do Senhor; Pasiô; Pais Deus; Graça e paz; Desabençôe; Paz e graça; Boa noite; Fala, mano; Oi etc…
Expressões para tempos de luta To no moinho; to na prova; to no vale; to sendo passado na peneira; to no estreito etc…
Expressões de alegria A bença é grande; ô glóriasssss; tremendo etc…
Expressões para oração Vamos entrar na fiação; vamos descer na presença; Cantas névias; vamos orar etc…
Pessoas cheias do Espírito Santo Varão canela-de-fogo; irmã joelho-de-maçarico (juro que vi isso); fulano é sapatinho de fogo; fulana é do manto; irmão do repleplé, do reteté etc…
Dialeto da tribo dos intelectualóides No grego, no hebraico e no aramaico eu poderia dizer que a obra salvífica do Messias foi diligenciada para produzir uma coalizão peremptória entre o Criador e sua criatura. (saúde!)

E por aí vai…
No entanto, a coisa é tão séria, que chega-se à ponto de colocar essas inutilidades como sinônimos de espiritualidade.
Há quem veja essas besteiras como se fossem uma doutrina (doutrina quer dizer ensino, e não esse monte de baboseira que dita as regras de usos e costumes nas Igrejas).
Julgam, criticam, constrangem e discriminam quem não está no modelinho.
Consideram, respeitam, e incluem quem se adequa ao que um Zé-ninguém qualquer estabeleceu como sendo “linguagem de servo de Deus”.
É incrível! Como alguém pode considerar importantes tantas bobagens? Ah, já sei!!! O tipo de crente que gasta sua atenção com isso só pode viver em outro planeta que, com certeza, não é a Terra!
Senhor, em qual planeta será que estão??? Vou tentar contato, ajuda-me para que esses irmãos ouçam esta mensagem.

"Ohhhhh, povo-crente-que-mora-em-outro-planeta (câmbio), a coisa aqui por aqui anda tão feia que vos invejamos com a inveja mais santa e pura que podeis pensar em vossas mentes privilegiadas (câmbio).
Tal inveja se dá porque acabamos de saber que vós gozais de esplêndida calmaria espiritual (câmbio). Soubemos que aí onde morais não há inimigos e que, no regalado tempo que possuís de folga, vos reunis para conversar sobre a imensa importância do evangeliquês, o idioma de vosso seleto planeta (câmbio).
Pedimos vossas orações, pois não temos a vossa sabedoria no tocante a cuidar das coisas realmente importantes (câmbio).
Para terdes uma idéia, a principal preocupação dos crentes desse nosso miserável planetinha são os jovens que estão nas drogas, as crianças que sofrem abusos cada vez piores, os missionários com suas chatésimas perseguições e o coração dos terráqueos, que tem sido muito duro para receber o evangelho (câmbio).
Como se não bastasse toda essa futilidade, esses crentes daqui ainda perdem seu medíocre tempo orando e combatendo nas regiões espirituais!!! Hahahahahaha (câmbio).
Oh, quanta perda de tempo temos vivido!!! Orai por nós (câmbio)”


-Repita comigo, devagar agora tá?: "A paz do Senhor"
-*Ugaaa, bughhaa gongay xhoo*
*(crente bobo, já falei isso 2 vezes)*

15 comentários:

Antonio Peres disse...

Pasiô, glóriasssssssssssssssssssssss, a buga buga pastel de carne de crente não, por favor. Achei interessante que na igreja do Davi do glicério, pra tomar a ceia os santos tem que mostrar a carteirinha com o dízimo pago, eu sei que sou ignorante em um montão de coisas, mas já que o home é chamado de profeta, porque ele inventa uma tralha de obrigações que qualquer leitor razoável das escrituras sabe que são mentiras. Você tem razão, os caras inventam as porcarias e injetam nas pessoas. Não acho que é só ignorância, penso que as pessoas buscam aquilo que mais se adapte ao que querem, e não ao que Deus quer.
Parabéns, cê tá caprichando.

Ricardo Mamedes disse...

Concordo plenamente contigo. Quantos jargões, chavões e por aí a fora! Sobejam frases feitas (com aspecto de grande espiritualidade pelo menos entre a "tribo"), vãs repetições. Ah, vaidade das vaidades... O homem quer aumentar, enquanto Cristo diminui. Subvertem a ordem correta das 'coisas de Deus'. Graça e justificação são coisas alienígenas pra essa trupe. Confesso: acabou a minha paciência! A partir de agora estou te seguindo e aproveito para lhe convidar a dar um "pulinho" no meu blog. Será um prazer (ricardomamedes.blogspot.com). Amplexos. Em Cristo, o autor e consumador da nossa fé.

Alessandra Peres disse...

kkkkkkkkkk
Menina, como vc está afiada, hein???
Vai me dizer que vc nunca disse um paisdosenhô????
Deixa eu te contar uma coisinha, em linguística estivemos fazendo alguns comentários e percebemos que os pastores principalmente de aluma Assembréia se tornam cariocas no púlpito kkkk vc já viu???
Os de alguma denominação mais chique eles impostam a voz com um excesso de grave e vira a boca para falar tipo um Ca fazendo um bico elegantérrimo!!!!!! Isso até a ciência já estuda kkkkkkkkkk
Pior de tudo que mostrar o comprovante de dízimo kkkk é um pobre e simples evangelista pregador, empolgado na sua própria norma culta, queria dizer uma palavra bem distatinta e disse: Ermãos chega de xoxota (chacota ele quis dizer) !!!!!!
Isso é só o começo!!!!!!!!!!!!!!!! Isso é verídico, se quiser apagar, mas é verdade!!!!!

bjssssssssssssssssssssssssssssssss

Alessandra Peres disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
WebPCamaral disse...

Fala aí irmã joelho-de-maçarico! kkkkkkkkkkkkkk

WebPCamaral disse...

Car ri MUITO neste finalzinho. Já vinha me segurando, mas quando chegou aqui...

-Repita comigo, devagar agora tá?: "A paz do Senhor"

-*Ugaaa, bughhaa gongay xhoo*

*(crente bobo, já falei isso 2 vezes)*

Antonio Peres disse...

Meu comentário parece que não encaixou bem na idéia do blog. Quando eu digo que eles inventam as coisas e sempre tem quem se adapte ao que lhes interessa, fui além dos jargões. Tem as irmãs lingua de fogo também, quando elas abrem a boca sai de perto, Tem também o Bola de Nevêssssss: Vou surfar as ondas de Deus,,,Só vô nas ondas do Espírito. (e eu tô lá nu meio)//// Só pra te provocar,,,o que você colocou no orkut também é um jargão : Oh amado, meu amado,,,,,,éh éh éh éh
As muitas letras estão deixando a ALÊ pirada,,,úh úh úh,,ou sempre foi,,,
Óh irmã briga forte no blog que num vai pegá nada não, fica na Pazzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz

Blog da Pastoragente disse...

Paulo, que bom que fiz alguém rir - hehe - fico super feliz já que a maioria das vezes temos é vontade de chorar com a maciça invasão do besteirol no meio do povo "di deusu".
Forte abraço, "tamos" juntos nessa briga.

Blog da Pastoragente disse...

Para o Antonio Peres: Vocé terrível, hein??? Seu comédia, ops...amado. Agora que a Lê tá pirada é notícia de uns 30 anos atrás, é que vcs estão tendo contato só agora - kkkkkk - vc não viu nada!

Ralffer Barbosa disse...

Olá, irmã. Graça e Paz!
Eu agradeço imensamente a sua visita ao meu blog e fico lisonjeado pelas suas palavras de elogio.
Parabéns pela sua iniciativa de criar este excelente espaço cristão.
Gostei muito deste blog e friso que estarei me deleitando na leitura do mesmo sempre que puder.
Que seja um espaço para a glória de Deus e que vidas sejam tocadas pelas suas palavras!
Deus nos abençoe nessa caminhada!
Tomei a liberdade de adicionar seu banner na minha lista de recomendados. Espero que não haja objeção.

Cordialmente e no amor de Cristo,
Ralffer.

Anônimo disse...

gostei do blog!
muito inteligente e atual
Deus abençoe você

Thyêgo Militão disse...

Olha só,é incrivel como o estoque de baboseiras cristãs é inesgotável,e só blogueiros como a gente pra usar algo que as vezes se tornam tão sérios pra eles,em algo que nos faz rir e também refletir sobre o que é ensinado e pronunciado no meio evangélico. forte abraço!

Unknown disse...

Ja estou seguindo seu blog!
Deus te abençoe!

Anônimo disse...

Graça e Paz da Parte do Senhor Jesus!

Minha Irmã! obrigado pela ilustre visita em nosso blog ATALAIAS DE DEUS, que a Honra e a Glória sejam dadas ao Senhor Jesus! Já estou lhe seguindo, gostei muito desta postagem, pois temos vistos tantas coisas estranhas que entram nas congregações, que nos deixam aborrecidos, sabe porque? Os "líderes" estão deixando acontecer e não as corrigem, se isto fizerem, perdem R$$$$$$....! Pagarão um grande preço.
Alguns irmãos de tanto compartilharem estes engodos, já acham normal e pior, "santo" falar desse jeito! Continuemos a ser ATALAIAS e anunciadores do Genuíno Evangelho de Jesus!

Que DEUS continue abençoando a sua vida, tua casa e teu ministério!

Pr. André Luiz
ATALAIAS DE DEUS
www.atalaiasdedeus.blogspot.com

Bianca Kaiber disse...

Eu já ouvi:

A paz do Senhor, Graça e paz, Desabençôe, to na prova; to no vale; to sendo passado na peneira, A bença é grande; ô glóriasssss; tremendo etc… , vamos orar, canela-de-fogo ou sapato do mesmo; fulana é do manto ou tô/tá no manto, tá no reteté, e mtuu mais!

A paiz do Lord!