sábado, 13 de março de 2010

Perigo, perigo, Dr. Smith na área!

      Eu quase tive um treco de alegria quando meu marido me deu de presente a coleção completa do seriado "Perdidos no Espaço". Foi emoção demais para mim, haha!
      Esse seriado foi exibido aqui no Brasil entre 1966 e 1980, e depois desse período apenas esporadicamente.

       Na nave Júpiter 2 a família Robinson tinha um destino bem específico: Alpha Centauro.
      O Capitão, Prof. John Robinson, mantinha tudo sob controle apesar das adversidades que enfrentava pelas mãos do Dr. Zachary Smith, agente de um governo inimigo que procurava sabotar a missão 24 horas/dia.

      Ô sujeito encapetado era aquele Dr. Smith! Um homenzinho...
 ...cafajeste, vigarista, patife, desleal, farsante, impostor,  #*¨"%@...

      Ele não fazia outra coisa que não fosse espalhar pedras pelo caminho da família Robinson.
      Sentei toda felizinha pra assistir e, ao rever a trama, percebi muitas coincidências entre o seriado e uns episódios bem sem graça do seriado da vida real "Perdidos na Igreja".

      Penso que aquilo que mais atrapalha e atrasa a caminhada da Igreja às vezes não está do lado de fora, mas bem pertinho, infiltrado, dentro da nave.
      Já nos sentimos muitas vezes como o Capitão John e a sensação é horrível.
      Sentir-se boicotado, burlado ou trapaceado tem um gosto de cabo de guarda-chuva, de asa de barata.
      Deve parecer com o que sente uma mulher grávida, que anseia e ama aquele bebê, mas que nunca irá ver seu rostinho por perdê-lo no meio da gestação.
      Deve parecer com o gosto amargo que tem aqueles looongos noivados em que a decisão de não casar mais vem 2 dias antes da data. 


essa é a palavra!

           Todo projeto é gerado e gestado
é cercado por todos os lados para evitar falhas
tem uma rota cuidadosamente traçada
é fruto de sonho e investimento

      Contudo, na empolgação, esquecemos de dar uma boa olhada dos lados, senão teríamos percebido que Dr. Smith estava lá o tempo todo, coçando o queixo, dando sorrisinhos para disfarçar, só esperando o momento certo de rabiscar os gráficos, inverter a ordem das sequências, desordenar.
      
      Em situações de sabotagem chegamos a ficar confusos, sem saber se realmente fizemos tudo corretamente para chegar a Alpha Centauro e pesa-nos nos ombros uma profunda culpa por não ter acontecido.
      Acho que é aí que o cadeirudo termina de carimbar a papelada: quando o capitão da nave, o Pastor, toma para si a dor da culpa.
     
"Mantenha seus amigos bem perto e os inimigos mais perto ainda"
diz a sabedoria popular, mas eu digo outra coisa:

"Assim que os inimigos forem descobertos, faça-os sair.
     Com gente séria de Deus ninguém pode se divertir.
   Aos amados do Pai ninguém chama de tolos.
Porque somos simples com a pomba, mas prudentes como a serpente."

Poema à culpa     
"O sentimento de culpa é um verme nojento 
deveria ficar abandonado num canto qualquer, 
esquecido até morrer, ressecado pelo vento.

Mas, sempre tem uma mão sádica que o alimenta, 
e ele precisa de tão pouco para tomar vida outra vez,
Que levanta e outra vez tenta...

Talvez eu devesse matar as mãos, mas são tantas 
vêm das direções mais inesperadas
tão repletas de afrontas
sempre de alguma morte acompanhadas.

Quem sabe fosse melhor matar os donos das mãos, 
arrancar-lhes as memórias, as palavras, 
as oportunidades, o coração.

São eles que nunca perdoam,
e cobram a mesma dívida por anos, mesmo estando ela paga
que não admitem que ninguém mude e rotulam
Rolo compressor que fere e esmaga.

São eles que ficam com as mãos atrás das costas, 
esperando um segundo frágil
Anulando a alegria das dificuldades transpostas
Tentando transformar a graça em inútil.

Miserável sentimento de culpa, que não me deixa nem imaginar..." 

14 comentários:

eli batista da silva disse...

passei aqui pra te convidar para fazer parte da comunidade divulgando site: www.divulgueseusiteaqui.blogspot.com
visite também: www.assembleiacristanobrasil1.blogspot.com

Carla Berigo disse...

Pastora, olha eu me vi no seu texto em determinadas situações da minha história de vida e pergunto, quem não foi na vida enganado? Quem não foi vítima de sabotagem?
Não tem nada mais amargo o sabor da frustração, um trabalho que não teve êxito, eu já vivi muitos. Mas aprendi na prática o que eu sabia na teoria: a expectativa é alta demais em tudo, em nós mesmos e nos outros. Agimos com inocência e temos as expectativas que os outros gerem a nossa criança na barriga deles. Eles não vão viver o mesmo entusiasmo desta gestação que nós vivemos, nunca! As pessoas rejeitam viver os nossos sonhos, elas querem viver os sonhos de DEUS e se isso não fica bem claro, elas vão boicotar, pois se sentem boicotadas. Por outro lado se nós individualizamos os sonhos vamos com certeza colher as conseqüências desta ação.
É exatamente esse o problema da maioria da liderança, digo isso porque já fui e já tive êxito e fracasso e quando fracassei doeu demais, vi meu sonho ficar aleijado como Mefibosete, 5 anos aleijado porque a criança caiu do colo (Detalhe, ele não caiu do colo do seu pai Jonatas e sim da sua ama), e essa palavra foi que me confortou da minha culpa, se eu sonho os sonhos do meu PAI, e se eu os deixo cair no chão como a ama de Mefibosete, eu sou mordomo do Pai, então a minha responsabilidade foi deixá-lo cair, sim a responsabilidade foi minha e da ama, porém o sonho não morreu, o sonho que é de DEUS não morre, ele vai cumprir seu propósito. Mas que fiquemos bem em alerta com nossas ações e reações, como a senhora disse no sentido de estarmos atentos com quem está do lado, porque digo isso, porque o próprio Mefibosete foi enganado pelo seu servo, aquele que cuidava dele, Ziba, que mentiu e comprou com presentinhos a Davi quando este fugia do seu filho Absalão.
Então amada, a gente vai aprendendo com as coisas que DEUS nos permite passar, a casca vai ficando grossa e certas pauladas não doem mais, aprendemos a superar as dores, e quando aprendemos que existe vitória nas perdas, nos permitimos sonhar os sonhos de DEUS, com a inocência de uma criança quando olha para uma pessoa que não pode andar porque ficou aleijado. Fica mais difícil uma pessoa aleijada andar, mas se ela for determinada, não ouvir sua auto-compaixão e for forte e perseverante, sabendo que é amada pelo Criador, vai andar, seja que por meio da Medicina ou do milagre sobrenatural de DEUS.
O nosso foco não deve estar nas pessoas que minam as forças, sabotando o sonho, aprendi muito isso em um livro que li chamado: “A Batalha Errada” (Ana Maria de Brito Almeida), e também um outro chamado “Vampiros Emocionais” (esqueci o autor).
Se também valorizarmos a nossa raiva ou indignação diante a circunstância da frustração, responsabilizaremos os outros pelo nosso fracasso, mesmo que não falemos diretamente isso. Outra coisa que aprendi que valorizar a dor da minha perda é não praticar o próprio ato do luto. Vejamos o que aconteceu com Jesus nos Getsemani, a sua alma sangrava, ele pedia ao Pai que se possível passasse o cálice, a sua alma estava angustiada até a morte porque Ele viria perder a própria vida! Depois de espremido na sua alma, Ele se levantou e foi cumprir o propósito (sonho) do pai. Aparentemente sua morte foi um fracasso, doeu muito para ele em todos os sentidos, ele foi condenado pelos seus, por fariseus que estavam sempre o rodeando, te parece familiar? Mas venceu e Ele disse: No mundo teremos aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo!
A responsabilidade é nossa em ter bom ânimo, que possamos ter e contagiar a todos ao nosso redor... tenha bom ânimo Pastoragente, Jesus venceu, cumpriu o sonho, o projeto, a missão do Pai para Ele, você cumprirá o sonho de DEUS na sua vida, Mulher de DEUS!

Rodrigo Cesar disse...

Fala pastora, Paz.
Tudo bem?
Aí, sua emoção foi por ter recebido um presente de seu esposo ou de ter recebido á série?
Brincadeira.
Confesso que nunca ouvi falar dessa série, até por que nasci em 78 e a série mais antiga que me lembro foi Spectreman e Ultraman e diga-se de passagem, curti muito.
Quanto ao texto, realmente tem muita gente dentro do "time" que atrapalha o bom andamento das coisas.
Sabotagem, por pessoas próximas, causam muitas frustações pela traição, a mesma ocorrida com Jesus, por Judas, fora outras que durante nossa vida vemos por aí.
Só Jesus pra nos livrar e nos fazer suportar e agir com firmeza em situações desse tipo.
Um abração e Paz.
Bjão.

Missiologa disse...

oi Amada!
também gosto muito de seriado americano! e fico feliz em fazer pate desta familia.
un grande abraço.

Missiologa Edith Souza

João Carlos disse...

Quando vi o "Dr. Smith" pensei ser o da Matrix, tão nefasto quanto o do Perdidos no Espaço...

Caramba, você lembra disso? Eu adorava a série (também sou jovem faz muito tempo..rsrs) e ficava indignado com aquele cancerzinho infiltrado na nave.

Infelizmente a igreja está cheia, mas não tem o que se fazer, pois e tentar arrancar este (s) joio (s) vem muito trigo junto.

Vamos orar, o Senhor da seara breve vem, e fará a colheita.

Beijos

JC

Franklin Barros disse...

Não consigo entender o que motiva a pessoas se tornarem boicotadores dentro de nossas naves locais. Qual o sentimento que cegamente faz com que irmãos queiram o que não precisam e desejem o que nem realmente querem.
Nosso inimigo pode até tirar férias em outra galáxia, pois nós mesmos tratamos de nos boicotar.
Só me resta orar a oração de Jesus : que venha nós o teu reino e se faça tua vontade aqui na nossa nave como é feita no céu...Lembrando sempre que o reino de Deus é justiça, paz e alegria no ES....que se faça justiça.
Um grande abraço
Graça e paz
Franklin

Barbosa disse...

Querida irmã pastoragente,a Paz do Senhor Jesus Cristo esteja com a irmã e todos meus irmão em Cristo.
Gostaria de deixar minha opinião se a irmã me permitir.
O que vemos nos dias atuais, são:Igrejas totalmente em competições entre igrejas.Pastores com excesso de cíumes no ministério de outros pastores,acusando uns aos outros,difamações,amantes de se próprios etc.
E Jesus que é o ministério da pregação e salvação das almas perdidas onde está! Está em segundo plano?
O que vemos é o joio( falsos mestres pastores),assumnindo literalmente o Altar em algumas igrejas. Alguns cristãos enfrentam o grave perigo de serem enganados por falsos pregadores e de aceitarem um evangelho distorcido At 11.4.
Ao acolherem os ensinos desses "obreiros fradulentos" At 11.13,afastavam-se da sua devoção sincera a Cristo.Nas igrejas dos nossos dias,também há os que se apresentam como ministros da justiça At 11.15,mas cujos ensinamentos contradizem a Palavra de Deus e levam seus seguidores ao naufrágio espiritual Mt 23.13.
Precisamos precaver-nos contra estes.
Os falsos mestres,profetas,pastores, podem declarar que a revelação bíblica é verdadeira e,ao mesmo tempo,afirmar que posuem revelações extra-blíblicas ou conhecimentos de igual au autoridade às escrituras,e válidos para a igreja inteira.
Esses falsos ensinos geralmente envolvem a fé cristã num sincretismo de outras religiões e filosofias.
Resultam daí os seguintes erros:
1- A suposta nova "revelação"é colocada no mesmo nível de autoridade que a revelação bíblica apóstolica original.
2- As Escrituras ocupam um lugar secundário,e Cristo é colocado em lugar inferior em relação aos "santos",ou fundadores de um movimento ou igreja.
3- Os falsos mestres alegam ter uma compreenção mais profunda ou exclusiva das supostas "revelações ocultas" nas Escrituras.Ver 2 Pe 2.1; Mc 13.22; Mt 24.11;Mt 24.24.
Satanás,è o grande enganador ver
At 11.3;jo 8.44,utiliza homens maus como seus agentes,tranformando-os em "falsos apóstolos,"pastores",obreiros fraudulentos".
A Bíblia diz que esses ministros e líderes enganosos são pessoas que,capacitadas por Satánas dão a impressão de realizarem grandes coisas na obra de Deus ver At 11.15
Ap 13.12,pregam mensagens evangélicas atraentes ver At 11.4 e 1 Tm 4.1,aparentam ser pessoas santas,mas,na realidade,rejeitam a piedade e negam a sua eficácia ver Tm 3.5.
Esses obreiros se disfarçam em "pastores",apóstolos de Cristo ver At 11.13 e "ministros da justiça" ver At 11.15.
Dessa maneira,imitam os verdadeiros ministros de Cristo e colocam na sua mensagem toda "aparencia de piedade" ver 2 Tm 3.5.Parecem sinceramente solícitos e amorosos,e falam em perdão,paz,felicidade,fraternidade e muitas outras coisas construtivas,mas vivem sob a influência de Satanás.
O evangelho deles é,geralmente,segundo o raciocínio humano,e não uma interpretação verdadeira da revelação de Deus,como temos nas Escrituras ver Gl 1.6,7; 1 Pe 2.1-3.A sua mensagem não é segundo a doutrina apóstolica do NT ver 1 Jo 4.1.
Concluido:Todos os cristãos devem precaver-se desses ministros e líderes ou até irmãos enganosos ver At 3.4; Mt 7.15;Mt 16.6 e não devem se deixar levar pelo carisma deles,nem por sua eloquência,preparo,milagres,altas estatísticas ou mensagem poupular.
Todos os líderes e obreiros religiosos devem ser jugados de conformidade com sua atitude e fidelidade,ante a redenção,pelo sangue de Jesus.Gl 1.9.
Irmãos,brevemente as trombetas vão soar e nos,estaremos para sempre com o Senhor e Salvador Jesus Cristo.
O Rei dos Reis,e redentor de nossas almas.Glórias ao Cordeiro Santo de Deus. Aleluias!

danalbino disse...

Ola! td bem com vc?

Estou aqui para retribuir a visita e por me seguir. Gostei mto do Blog!

Deus Abençoe

Cêça Santos disse...

Paz, gostei de ver seu comentário no meu blog. Quanto a série, sou da época, mas ñ lembro mais...rsrs...problemas de memória, ñ de idade...rs. Porém meu esposo é pastor pela misericórdia na área de IPOJUCA, e opositóres na obra do SENHOR nunca faltaram nem faltarão. Temos que segurarmos a palavra e seguirmos em frente: "...perplexos,mas não desanimados; perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruidos." (2co.4.8,9)

Antonio Peres disse...

O firme fundamento de Deus permanece tendo este selo, 0 Senhor conhece os que lhe pertencem.
A igreja é um dos lugares onde desenvolvemos a nossa salvação, mas que estamos sujeitos aos ataques dos fungos Smith, bactérias Smith, vírus Smith's ........
As decepções por que passamos na caminhada cristã são mais lancinantes quando são provocadas justamente por aqueles que mais confiávamos.
A culpa que muitas vezes querem nos impor é realmente uma ameba tentando inutilizar a Graça.
MAS.....
Sabe o que a Graça disse para a culpa? Aqui você não tem futuro!
....
Pastora, que a irmã sempre Curta e se Alegre por cada dificuldade transposta, sempre firmada na promessa, incentivo e consolo de que nada pode nos afastar do amor de Deus que está na Graça de Jesus Cristo. Amém!
....
Ótimo post.

Eliane Alves disse...

Olá pastora, tudo bem!!!
Agora entendi o porque do "pastoragente"...rs. Amei seu blog e já estou te seguindo.
Grande bj fica com Deus!

zaza disse...

Pois é Pra., e ainda tem gente que coloca a culpa no diabo por tudo!

Cláudio disse...

Irmã pastorgente,que a Verdadeira Paz que é Jesus Cristo de Nazaré, esteja com a irmã e todos os irmãos espalhados nesta terra. Amém?
Alguns pessoas que estão dentro de certas igrejas,estão iguais ou piores que este personagem que a irmã referiu o Dr.Smith,misericórdia!
No livro de 2 Pedro capítulo 2 versículos 1,2,3,9,10,12,13,14,17,18,19,20,21 e 22,diz o seguinte:
E também houve entre o povo falsos profetas,como entre vós haverá também falsos doutores,que introduzirão encobertamente heresias de perdição e negarão o Senhor que os resgatou,trazendo sobre si mesmo repentina perdição.
E muitos seguirão as suas dissoluções,pelos quais será blasfemado o caminho da verdade;e, por avareza,farão de vós negócio com palavras fingidas;sobre os quais já de largo tempo não será tardia a sentença,e a sua perdição não dormita.
Assim,sabe o Senhor livrar da tentação os piedosos e reservar os injustos para o Dia de Juízo,para serem castigados,mas principalmente aqueles que segundo a carne andam em concupiscências de imundícia e deprezam as dominações.
Atrevidos,obstinados,não receiam blasfermar das autoridades.
Mas estes,como animais irracionais,que seguem a natureza,feitos para serem presos e mortos,blasfemando do que não entendem,perecerão na sua corrupção,recebendo o galardão da injustiça;pois que tais homens têm prazer nos deleites cotidianos;nódoas são eles e máculas,deleitando-se em seus enganos,quando se banqueteiam convosco;tendo os olhos cheios de adultério e não cessando de pecar,engodando as almas incostantes,tendo o coração exercitado na avareza,filhos de maldição.
Estes são fontes sem água,nuvens levadas pela força do vento,para os quais a escuridão das trevas eternamente se reserva;porque,falando coisas mui arrogantes de vaidades,engodam com as concupiscências da carne e com dissoluções aqueles que se estavam afastando dos que andam em erro,prometendo-lhes liberdade,sendo eles mesmos servos da corrução.
Porque de quem alguém é vencido,do tal faz-se também servo.
Porque melhor lhes fora não conhecerem o caminho da justiça do que,conhecendo-0,desviaram-se do santo mandamento que lhes fora dado.
Deste modo,sobreveio-lhes o que por um verdadeiro provébio se diz:
O cão voltou ao seu próprio vômito;a porca lavada,ao espojadouro de lama.
Povo do Deus Vivo! Fogem deles.

AD Reviver disse...

Irmã pastoragente,que a Verdadeira Paz que é Jesus Cristo de Nazaré, esteja com a irmã e todos os irmãos espalhados nesta terra. Amém?
Alguns pessoas que estão dentro de certas igrejas,estão iguais ou piores que este personagem que a irmã referiu o Dr.Smith,misericórdia!
No livro de 2 Pedro capítulo 2 versículos 1,2,3,9,10,12,13,14,17,18,19,20,21 e 22,diz o seguinte:
E também houve entre o povo falsos profetas,como entre vós haverá também falsos doutores,que introduzirão encobertamente heresias de perdição e negarão o Senhor que os resgatou,trazendo sobre si mesmo repentina perdição.
E muitos seguirão as suas dissoluções,pelos quais será blasfemado o caminho da verdade;e, por avareza,farão de vós negócio com palavras fingidas;sobre os quais já de largo tempo não será tardia a sentença,e a sua perdição não dormita.
Assim,sabe o Senhor livrar da tentação os piedosos e reservar os injustos para o Dia de Juízo,para serem castigados,mas principalmente aqueles que segundo a carne andam em concupiscências de imundícia e deprezam as dominações.
Atrevidos,obstinados,não receiam blasfermar das autoridades.
Mas estes,como animais irracionais,que seguem a natureza,feitos para serem presos e mortos,blasfemando do que não entendem,perecerão na sua corrupção,recebendo o galardão da injustiça;pois que tais homens têm prazer nos deleites cotidianos;nódoas são eles e máculas,deleitando-se em seus enganos,quando se banqueteiam convosco;tendo os olhos cheios de adultério e não cessando de pecar,engodando as almas incostantes,tendo o coração exercitado na avareza,filhos de maldição.
Estes são fontes sem água,nuvens levadas pela força do vento,para os quais a escuridão das trevas eternamente se reserva;porque,falando coisas mui arrogantes de vaidades,engodam com as concupiscências da carne e com dissoluções aqueles que se estavam afastando dos que andam em erro,prometendo-lhes liberdade,sendo eles mesmos servos da corrução.
Porque de quem alguém é vencido,do tal faz-se também servo.
Porque melhor lhes fora não conhecerem o caminho da justiça do que,conhecendo-0,desviaram-se do santo mandamento que lhes fora dado.
Deste modo,sobreveio-lhes o que por um verdadeiro provébio se diz:
O cão voltou ao seu próprio vômito;a porca lavada,ao espojadouro de lama.
Povo do Deus Vivo! Fogem deles.
Um forte abraço,Ev. Misael Ferreira