sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Gospel's next top models...FORA!

Vamu lá, crente...cê não tem opinião??
Então deixe um comentário no final do post, ok?

Eu estava deitada em plena tarde de quinta-feira, a cabeça fervendo de enxaqueca, quando meu marido disse que tinha alguém chamando no portão.


Sinceramente não tive vontade de atender, tamanha a indisposição, mas logo a voz de mulher já se fazia ouvir na sala, no andar de baixo da casa.
Eu disse que podia subir e ela veio, toda faceira, dizendo que não era uma visita, somente uma oração.
Um perfume suave entrou no meu quarto junto com ela.

Não levantei, ela não deixou, mas segurou minha mão e pediu
"autorização para orar pelos pastores".
Por mim? Mas, quem sou eu?

Fiquei olhando seu rosto e me dei conta de sua beleza, mesmo conhecendo-a a nada menos que 12 anos!

Os cabelos bem arrumados, como sempre, com os 2 eternos cachinhos deslizando pelas laterais da cabeça.

Roupa distinta, unhas com base transparente, pés descalços (costume nordestino de quem deixa os sapatos na porta, mesmo que você implore para não fazer isso).
A pele do rosto linda, lisinha, coberta com uma fina camada de pó...como se precisasse. Ela é linda!!!

Começou a orar e trouxe a presença de Deus naquela oração. Que paz, que luz!

Na suavidade das suas palavras senti o cuidado do Senhor sobre minha família e o quanto somos guardados por Ele, vigiados como um tesouro precioso pelo Guarda de Israel, observados dia e noite, como uma cidade é por um sentinela fiel.

O nome dessa mulher de meia idade é Maria, apenas Maria.
Ela é mãe de 3 filhos já homens, não é de muito falar, não sabe ler nem escrever, mas tem a Palavra na cabeça e no coração.
Ela não sabe o que é blog e talvez nunca saiba que falei dela aqui, mas vai continuar orando pela Igreja e pela minha família ao meio dia e às 4 da manhã, como fez todos esses anos.


Foi por causa disso que comecei a pensar naquela conversinha pretensiosa que Tiago e João, respaldados pela mamãe, jogaram pra cima de Jesus.
Ele queriam um pequeno favorzinho, coisinha de nada: que o Mestre os colocasse, um à sua direita e outro à sua esquerda na eternidade (Mc. 10:35-45).
Só isso... custava???


O tabefe ungido que eles levaram na carinha foi até gentil:
"Disse Jesus:
...se vocês puderem pagar o preço que eu vou pagar...neste mundo os governadores mandam nos povos porque são investidos de autoridade, porém não deve ser assim entre vocês.

Quem quiser ser o mais importante, que sirva os demais e quem quiser ser o primeiro, que seja escravo de todos"





O duro princípio espiritual do filho do carpinteiro se choca com a necessidade cada vez mais urgente do ser humano de ser visto, ser percebido, preferido, elogiado, destacado.
Isso rola solto no nos arraiais
"gospelis" onde, na tentativa de serem cotados como espirituais, muitos se encaroçam no simples/complicado princípio do:

...IMPORTA QUE QUE CRISTO CRESÇA E EU DIMINUA...

...CADA UM CONSIDERE SEU PRÓXIMO SUPERIOR A SI MESMO...



Tá bem incomum ver isso no meio evangélico!!!
Numa época do meu ministério estive conhecendo uma determinada visão (que não vou citar de qual dezena é por motivos óbvios-haha), onde a ostentação chega a ser escandalosa.
Nem nos desfiles do
Brazil's Next Top Models se vê um exagero tão grande em termos de exibição de jóias, carros e roupas de grife.
Hoje, sem a cachaça da massificação na cabeça, sinto vergonha!

Imagino como Jesus seria tratado no meio daquela pastorada: ele chegaria com suas sandálias de couro, roupa comum, jeito simples.


Daí, com tooooooda certeza:

***Não lhe dariam um lugar de honra na mesa, e ele não pediria. (vale destacar que a palavrinha
honra representa o céu nessa visão)
***Não lhe pediriam para orar, e ele não reivindicaria.

***A foto dele não sairia no site, e ele nem ligaria.

***Não perguntariam quem é o dono dele...ops...ou melhor, à qual cobertura ele pertence porque deduziriam que o número dele na pirâm.....desculpe, na hierarquia das gerações, nem existisse ainda.


Jesus entraria e sairia...sem alegria, sem sorriso, enojado de tanto farisaísmo.


Ei, coleguinha, pastorzinho, pastorazinha, baixa a crista!


Ei, você, que fica tão feliz quando sobre no púlpito só por ouvir o som da sua voz chata no microfone: SE TOCA E VÊ SE PERCEBE que sua Igrejota pode estar vazia de amor, graça e humildade.









7 comentários:

Jose Ramon Santana Vazquez disse...

...traigo
sangre
de
la
tarde
herida
en
la
mano
y
una
vela
de
mi
corazon
para
invitarte
y
darte
este
alma
que
viene
para
compartir
contigo
tu
bello
blog
con
un
ramillete
de
oro
y
claveles
dentro...


desde mis
HORAS ROTAS
Y AULA DE PAZ


TE SIGO TU BLOG
BLOG DA PASTORAGENTE



CON saludos de la luna al
reflejarse en el mar de la
poesia ...


AFECTUOSAMENTE
BLOG DA PASTORAGENTE



jose
ramon...

Antonio Peres disse...

Bacana o que você falou sobre a mulher que orou por você. Devemos honrar pessoas como estas.
Eu sempre tive dificuldade pra entender a mecânica de humildade dos crentes. Não sou contra os crentes serem abastados. O problema é que muitos continuam a querer os primeiros lugares, e são como os judeus que associam dificuldades físicas e financeiras com pecado, e saúde e prosperidade com bençãos divinas.
Jesus, por sua condição social, enfrentaria hoje muitos problemas dentro de muitas igrejas, e o discurso seria o mesmo; amor ao próximo, igualdade social etc...

WebPCamaral disse...

A Paz do Senhor!

Muito bom o texto, estava no Genizah e vi seu link e vim fazer uma visita para conhecer. Confesso que gostei muito.

Meu nome é Paulo Cesar Amaral e meu blog é o

http://blogdopcamaral.blogspot.com

Já estou seguindo seu blog. Faça uma visita ao PC@maral e se gostar vamos seguir um ao outro para saber das atualizações.

A minha oração é para que Deus continue te abençoando e iluminando cada vez mais sua vida e que você contiunue escrevendo coisas maravilhosas como esta que acabei de ler.

Deus te abençoe!

Alessandra disse...

Bom, se vc quer opnião, lá vai néh!!!!!
Ainda bem que existem Marias e elas existem mesmo. São pessoas anônimas que só pensam em ajudar e orar. Essas serão aquelas que a "pastorada" vai servir no céu. Infelizmente no céu não existe vingança, mas não seria legal ver esses pastores tão arrogantes que adoram ser servidos servirem essas Marias, Anas, Joanas, etc...
Quanto ao seu comentário, ainda bem que a embriaguez tem um prazo de validade e passa...por isso a Bíblia diz: "sede SÓBRIOS". Eu nunca me conformei MESMOOOOO em ver pastores no congresso tomamndo água de coco gelada e nós que BANCAMOS TUDO AQUILO PORQUE ELES NÃO PAGAM É NADA se quisermos água ou tomamos de uma torneira onde todo mundo baba mesmo ou compramos. Isso é evangelho dos mercadores. Eu hj não acredito mais em viver da fé não. Olha não dá oferta pros pregadores-missionarios que vc conhece logo logo o lado L deles!!!! ah o L é de lobo táh???
Bom fico por aqui te amo e fico feliz por vc ter uma Maria no seu rebanho...e nunca se esqueça...humildade, mansidão e amor que fazem o exito de um ministério!!!!
te amooooooooooooooooo

Ricardo Mamedes disse...

Olá. Eu aqui de novo. Vim dar uma olhadinha mais demorada. Gostei muito desse texto, especialmente pelo lado humano. Mão é à toa que Deus enaltece os humildes em detrimento dos sábios. As Marias desse mundo, muitas vezes oprimidas e humildes, como a "sua" Maria, mececem de fato herdar a eternidade com um grande galardão. Amplexos. Em Cristo, o autor e consumador da nossa fé.

Blog da Pastoragente disse...

Para Ricardo Mamedes: Que jóia seu retorno, amado! Foi exatamente essa a idéia do texto: mostrar as discrepâncias e lembrar a todos nós(primeiramente a mim) que a honra dos humildes será melhor.
Forte abraço.

Erica Massambani Oliveira disse...

a Paz querida!
bom.. a honra foi minha de ter vc lá no meu blog... jajaja,mas não vou insistir nisso pq senao fica parecendo com esse povo que vc comenta nesse post (que querem ser mais q Jesus...).
Concordo com vc, nosso Jesus entraria e ninguem se interessaria por ele. e se nós temos que ter seu modelo, pq entao querer aparecer tanto...
bom, esse papo dá pra muuitas linhas, mas o tempo nao permite.
Fico feliz por saber que vc tem familia espanhola, nosso desejo e missao é ser como Jesus e mostrar ao povo espanhol esse Jesus tao simmples e maravilhoso que conhecemos. Por favor, continue orando por nós e te deixo meu email pra termos mais contacto.
Dios te bendiga! =)

(emassambani@hotmail.com)