terça-feira, 26 de janeiro de 2010

A neurose do "Feliz Ano Novo"

       Ainda em tempo, quero falar de uma "doença" que se espalha afetando de forma destruidora a cabecinha dos humanos (incluindo os crentes-hehe): a neurose do Ano Novo!

      É comum ver muitos cristãos (jovens e adultos) sofrerem uma espécie de crise de ansiedade nessa época.
      
      Nesse final de ano uma moça muito abençoada e inteligente, veio falar comigo sobre a angústia que estava tirando sua alegria à medida que o dia 31 de dezembro se aproximava.
      Ao ouví-la, fui sedimentando o emaranhado de sentimentos que relatava, e o diagnóstico foi relativamente rápido: a neurose da insegurança em torno do Ano Novo.

A sensação que ela tinha, era como de alguém que fosse passar num portal do
tempo, com uma expectativa altíssima de ver o que está do outro lado, contudo com um terrível medo de não encontrar nada daquilo que esperava:

*um ano completamente novo*
* feliz e melhor que o ano passado*
*ano onde as lutas de 2009 seriam interrompidas*
*uma vida diferente após a virada do ano*


      "Feliz Ano Novo!", é o que todos dizem sempre, abraçando-se e reforçando que todos os sonhos se realizarão no ano que nasce, muito dinheiro no bolso, saúde pra dar e vender, blá, blá, blá...
      A sensação é poderosa: a grande celebração a um novo ciclo de vida que começa!
      Mas, espere aí. Que ciclo? Que começo?


      Isso tudo é bonito sim, encorajador também, mas tão falso quanto um Channel 5 vendido na Praça da Sé.
      
      Me diga que raio de coisa sobrenatural acontece quando o relógio avisa que é meia-noite?


     

      Você pode até desdenhar dessa ilusão usando sua racionalidade, mas é comprovado cientificamente que o sentimento de expectativa é UNIVERSAL nessa época do ano (Revista Superinteressante-edição 274).

Espia só a mistureba de influências que acabaram nos contaminando:
1)Os ciclos das colheitas eram aguardados e comemorados 1 vez por ano em diversas civilizações. Assim, o evento foi "divinizado" pelo homem e impresso na cultura humana como idéia de que a própria vida se renovava a cada ano.

2)No Japão há uma faxina especial nas casas, empresas e Templos (oosouji) significando que estão "jogando fora" qualquer impureza que possa trazer má sorte para o próximo ano.
   Faz-se vigília nos Templos budistas (isso te lembra alguma coisa?) para purificação dos 108 pecados do homem segundo o budismo (joya no Kane) e para fazerem orações por saúde e felicidade.

3)Na Índia, objetos que representem impurezas ou doenças, são atirados em fogueiras para que o próximo ano seja feliz.

4)Em algumas regiões da França, o dia 31 é chamado "Dia de São Silvestre", onde são feitos rituais para um ano de poder, amor, sorte, dinheiro e felicidade.    

5)Em Puerta do Sol, Madri, há um enorme relógio. Os espanhóis vão até lá levando um saquinho com 12 uvas. À meia-noite, eles comem uma uva cada vez que o sino do relógio soa e fazem um pedido para cada mês do ano. A coisa é levada tão à sério que, quem não vai ao local, faz o ritual pela TV.

6)Na Áustria, usa-se derramar chumbo derretido numa vasilha com água assim que o relógio marca meia-noite. Pedidos são feitos enquanto o chumbo endurece na água fria. Depois os pedaços são retirados e guardados como garantia da realização dos pedidos.


7)Brasil: pular 7 ondas, 


vestir branco, comer lentilha, 
jogar flores no mar.


      Esses exemplos interessantes são amostras do quanto a humanidade despeja suas expectativas na virada do ano, do quanto o emocional foi trabalhado para acreditar que algo tremendo vai acontecer dali em diante .
      Ter esperança é uma coisa, fé faz parte da nossa vida, mas compartilhar desse inconsciente coletivo de ansiedade será uma escolha sua à partir de agora. 

      A crentaiada participa, sem saber, dos rituais dentro da alma, mesmo sem fazer nada efetivamente parecido com as coisas desse mundo.
      Fazemos vigílias, orações à meia-noite, profetizamos a restauração dos sonhos, declaramos, determinamos, estabelecemos e decidimos.

Esse ano a Bíblia toda será lida, 
Esse ano o marido se converte, 
Agora a reforma da casa acontece, 
Olha o carro zero aí gente...

      Eis então o equilíbrio em risco, a mistura, a espiritualização do nada!
      Queridos, nossa jornada não é feita de ciclos, o dia 01 de Janeiro é um dia depois do dia 31 de Dezembro...só isso!
      A vida continua, os nossos propósitos em Deus podem e devem ser feitos no momento em que o Espírito Santo inspirar e conduzir.
      Descanse, continue fazendo o que está fazendo, se o que está fazendo estiver caminhando (entendeu a bagunça, né?).
      Busque mudança se for necessário, mas sem um stress doentio que dita que "tem que acontecer algo novo desse momento em diante".


 Hebreus 13:20
"Que o Deus de paz, que trouxe dentre os mortos a Jesus, o Senhor, o grande Pastor das ovelhas, pelo sangue da eterna aliança,
 vos aperfeiçoe em todo o bem, para cumprirdes a Sua vontade, operando em vós o que é agradável diante Dele, por Cristo, a quem seja a glória para todo sempre.
  Amém!"

25 comentários:

Thaty nogueira disse...

Realmente as pessoas vivem a tal da virada do ano como se estivessem num filme de portais mágicos! Nossa esperança é Cristo e como Ele está conosco todos os dias, esperança de novas conquistas vem todos os dias e não apenas na virada do ano!
Boa palavra pastora!
bjos

Antonio Peres disse...

É Pastoragente, vai ser difícil tirar os maus hábitos da crentaiada.
Se os líderes pensassem como você eles certamente teriam uma ótima chance de influenciar na vida do povo.
Para nós que estamos conscientes das verdades do seu post, sabemos que a nossa vida não está vinculada ao que as criaturas ditam quando influenciam as pessoas a terem esperança em palavras que não se sustentam com o passar do tempo.
São promessas, lindas palavras e atos proféticos, coisas que tem se repetido nas passagens de ano, mas que não passam de desejos que talvez só tenham validade psicológica.
É de espantar o número de crentes que tem a sua fé mesclada com misticismos.
Está claro que muitos irmãos precisam de algo mais para lhes incrementar a fé.
A frase: Espiritualização do nada,,,é excelente!
firmêzzzzzzzzzzzzzz

Dulce disse...

Olha... só posso dizer que te admiro ainda mais, agora com um "muito" mais de humor. Deu pra rir, pra chorar e pra pensar, confesso que mais pra rir... sobretudo de mim kkkkkkkkk, eu sou uma que não pulo as 7 ondas mas religiosamente (no sentido literal mesmo) passo a "virada", mística ou não, na igreja.... mas quer saber? Eu gosto viu.
Bjo procê linda

Rodrigo Cesar disse...

Fala pastora, Paz.
Podes crer quanto ao texto.
Show de bola.
O inimigo é muito sutil, e nós, se lêssemos e o principal, praticássemos mais a bíblia, seríamos muito mais mansos como pombas e prudente que nem serpente. É atividade o tempo todo.
Com certeza, as próprias igrejas, em grande parte, não generalizando, promove essa indução ao inconsciente coletivo de expectativa por ser virada de ano (as vezes cria-se expectativa por qualquer outra situação, promoção de cargo, mudança de casa, aquisição de um bem). Querem nos impôr ciclos, períodos, só vai faltar nos falarem pra não orarmos no sábado.
Muito bom o texto, que Deus te abençoe sempre. Paz.

Ana claudia disse...

Minha pastora prima, hehehehe. Estive fora do ar por 4 dias, como você ,fui tomar água de coco na praia com a família,esta foi a razão da minha ausência.Que bom que está de volta com seus majestosos textos. Quando eu crescer quero ser igual a vc, hihihihihihi, estava com saudades, viu? bjão grande.

Eder Borges disse...

Paz do Senhor pastora.

Foi um prazer sua visita!
Estou lhe retribuindo a visita e me tornei seguidor do seu blog.
Sou só um iniciante nesse universo, mas sei que será de muito proveito!

Que Jesus Cristo o Nosso Senhor, lhe cubra das mais ricas bençãos!!!

Cristo, consolo para o cansado disse...

Olá!
Com o passar dos anos comecei a ver a virada do ano como uma oportunidade de avaliar a vida! Acho um momento interessante para pensar que direção a vida esta indo!
Mas nada místico. Geralmente junta o tempo das férias e a cabeça fica mais fresca!
Mas gostei muito do seu texto!
Estava com saudades dos seus posts!
Bjus

Anônimo disse...

ola pastora amei o blog
que benção mesmo, gostei muito do que tem escrito tem sido benção
não te conheço mais sei que tem sido um canal de Deus
Que Ele te abençoe muito...
adoradoresdorei1.blogspot.com

adoradores do rei blog disse...

ola pastora amei o blog
que benção mesmo, gostei muito do que tem escrito tem sido benção
não te conheço mais sei que tem sido um canal de Deus
Que Ele te abençoe muito...
adoradoresdorei1.blogspot.com

difícil de entender. disse...

Olá! Muito obrigada pela visita no meu blogger. Fico muito feliz quando reconhecem meu trabalho, hehehe.
Adorei seu blogger tbm, muito bom. Vou segui-lo também.
Que Deus abençoe. Abraço;

Carla disse...

Boa essa mensagem do ciclo!

O que me fez meditar é que se alguém está em Cristo nova criatura é... nos tornamos novos uma vez em Cristo mas com a necessidade de renovar a nossa mente (Romanos 12:2), acredito que esse é o ciclo que necessitamos diariamente, para experimentarmos a perfeita vontade de DEUS.

O que pega é estar satisfeito com a vontade de DEUS e ser confiante que a vontade dEle é a melhor que a nossa, mesmo sabendo que o homem pode fazer planos mas a resposta certa vem dos lábios do SENHOR, a ansiedade se instala quando se espera que os planos pessoais e as listas de pedidos se realizem de modo que DEUS seja o servo e não nós.

Queremos mudar o ano, sem mudar a nós mesmos e esquecemos que o cristão necessita estar em constante transformação e crescimento espiritual.

Abraço e Feliz Ano Novo :)

VINICIUS CAMPOS BAIA disse...

Olá Pastora, sou gerenciador do Blog +INTIMIDADE, onde vc esta seguindo agora, é um imenso prazer tê-la como membro em meu blog..

Adorei a estrutura e o tido de assundo abordado em seus post's...
Que Deus continue abençoando sua vida e familia grandemente....

Grande abraço

Rafael Gatto disse...

nossa quantas vezes já fizemos isso, comemorando como se o ano que virá será a esperança, sendo que tinhamos que estar tendo esperança somente em Deus. E que o milagre nao virá no ano que vem , mas temos que crer que Deus é um deus do agora, pois o futuro a Deus pertence.
Muito boa a palavra Deus te abençoe e te capacite para abençoar cada vez mais e mais vidas!

Mônica Sampaio de Melo disse...

Retribuindo a visita!
Seu blog é muito interessante!Parabéns!
Sério e informativo.

Graça e Paz!
Um beijo santo!

Ḁʯɍεℓȋѻ ϻ. Ͼ. Ɠסּɱҿʂ ® disse...

o ano novo é sempre perturbador, tudo é "diferente" ou pelo menos deveria ser, a ansiedade bate e o desespero nos sega mas temos que esperar mais em Deus e confiar na sua palavra.


Novo post: CONFIAR NO ESPÍRITO DE DEUS! ZACARIAS 4:6

Estamos vivendo numa época em que as pessoas acham que podem fazer quase tudo.
Os caminhos de Deus podem ser diferentes dos seus caminhos.
Quando o Espírito guia você, pode acontecer que você tenha de deixar a sua boca fechada ao invés de acusar alguém.

link: http://aureliomcgomes.blogspot.com/2009/04/confiar-no-espirito-de-deus-zacarias-46.html

"ou clique aqui -> Post - CONFIAR NO ESPÍRITO DE DEUS! ZACARIAS 4:6"

Amo ler seus comentários e tenho prazer em responde-los

"clique aqui http://aureliomcgomes.blogspot.com/"

Fique na paz do Senhor
Será um prazer ler seus comentários,
Faça um Blogueiro mais feliz, COMENTE!

Atenciosamente,
"Aurelio MC Gomes - Blog Eu Sou o Mensageiro!"

Dijandira Ferreira disse...

Teve uns tempos na minha vida que finais de ano eram terríveis, pois sempre vinham na minha memória meus planos que não puderam se realizar naquele ano, e me batia uma tristeza, para mim era horrível virada de ano. Graças a Deus que hoje tenho uma história diferente para contar, os meus planos não são mais frustrados, hoje consigo realizar os meus sonhos. Segredo? Fé sobrenatural, perseverança.

Jesus é muito maravilhoso, hoje tenho muitos testemunhos pra contar. Glorificado seja o nome de Jesus para todo sempre.

“Aqueles que confiam no Senhor são como o monte Sião, que não pode ser abalado, mas permanece para sempre“ (Salmos 125:1).

Que Deus abençoe todos e nunca desistam de seus sonhos, pois tudo é possível quando lutamos com o exército de Deus.

Na benção,
Dijandira

Mércia Fernandes disse...

Ei.. obrigada pela visita, gostei muito do seu blog, bjinhos..

Alisson Bruno disse...

GRAÇA e paz...Lhe agradeço muito pela sua visita e suas palavras,que Bom q gostou do meu Blog,eu também não conhecia o seu,alias,está uma benção...
Pastora,vc consegue expor seus textos de uma maneira linda e muito interessante,sem contar que são bastantes edificantes,ainda por cima com uma pitadinha de humor,Louvo a Deus,por conhecer mais um dos meu irmãos,que juntos anunciam a verdadeira palavra de Jesus.Tmb já estou lhe seguindo,e colocarei o seu banner em meu blog,queria que fizesse o mesmo,me ajudando a divulgar...
Estarei sempre aqui,lendo seus artigos,um grande abraço para vc e todos os seus familiares...
napalavradosenhor.blogspot.com

franklin barros disse...

A necessidade de recomeçar é fruto de uma constante insatisfação que coroe o interior. O interior frustrado por não ser o que sonhou e nem o que sonharam.
O recomeço é uma ilusão tão alucinógena como qualquer outra droga. Alimenta uma esperança que surge sem a atitude, mas com suspeitas. Suspeitas idiotas de que as coisas vão mudar sem que eu mude.
Não precisamos recomeçar para gerar um pilim-plim-plim. Mas levantar de onde caímos e retomar o controle que perdemos. Sei que isso não é fácil, mas sei também que não é impossível.
Amei poder comentar seu texto. Minha prima me falou muito a seu respeito. E pra mim é um privilégio ter acesso aos seus pensamentos.
Um grande abraço
Graça e paz
Franklin

Tanya disse...

A-M-E-I seu texto e seu blog!
Parabéns!
Agradeço a Deus por ter me libertado desta síndrome que tambem por muitos anos já tive... É horrível!
Pior ainda os próprios líderes cristãos incentivarem isto...
Quanto à atitude do John Travolta eu achei excelente exmplo o dele, mas ao mesmo tempo senti muita vergonha de nós "cristãos de Jesus" não fazermos nada para ajudar - falo principalmente das Mega Igrejas...
Já me inscrevi como voluntária e aguardo ser chamada. Por enquanto é o mínimo que podemos fazer - ORAR pelo Haiti e todos que foram trabalhar lá tb.
Desculpe, falei demais...
Muito bom te "conhecer".
Pra. Tânia
PS: Visite meu outro Blog:
http://soaverdadeverdadeira.blogspot.com
http://adonaiheloheinu.blogspot.com

Anônimo disse...

Muito bom! Foi minha primeira visitinha ao blog e gostei muito!
já é fevereiro mas lembro que comentei isso com uma pessoa lá em dezembro.Ela me perguntou o que eu iria fazer na virada do ano e disse que a minha vontade era seguir a vida normalmente como todos os dia e ir dormir(cedo e não depois de uma da manhã).Realmente as pessoas criam uma espectativa, ficam ansiosas e depois frustradas. Acredito que devemos nos planejar mas pode ser um "planejamento estratégico" pois na grande maioria das mudanças de nossa vida só percebemos a longo prazo e não imediatamente como num passe de mágica, de um dia para o outro...
Deus abençõe!

Walter Luís de Azevedo Sabino disse...

Boa tarde, querida irmã, é com imensa satisfação que eu encontrei seu blog, onde vc aborda muitas questões espírituais e do cotidiano de uma forma muito descontraída e divertida, além de apresentar colocações muito interessantes.

Admito que não tinha me tocado de que toda esta rotina de "recepção de ano novo" poderia ter este paralelismo pagão, mas entenda que sempre o inimigo irá fazer paralelos de nossos costumes, na tentativa de nos confundir e nos desviar da fé. Não insinuo, com isso, que a recepção ao ano novo seja este caso, mas, sim, que não haja radicalismo em dizer que a simples comemoração do ano novo implica em se adequar a um destes rituais pagãos descritos em seu comentário. Além disso, vc qualificou a passagem do dia 31 de dezembro para o dia primeiro de janeiro como qualquer outro dia: pode ser, por um lado, mas, por outro lado, não o é.

"COMO ASSIM??? MAS É!!!"" Sim, é, mas também há particularidades bastante relevantes na virada de um ano:

Com a passagem de ano, ocorre uma renovação das vidas escolares/trabalhistas das pessoas. Pros estudantes, uma nova turma (ou a renovação de uma já existente). Pros trabalhadores, a volta das férias (que geralmente são tiradas no fim do ano). Tudo isso possibilita que a pessoa reescreva sua história (dentro da vontade de Deus) e possa realmente mudar seu ano. Ou não, se ele não tiver atitude. Mas há esta chance, então é algo, sim, bastante relevante a se colocar.

Mas e quem não trabalha ou estuda?? Vai procurar o que fazer, vagabundo (hehehe.. brincadeira)... Mas o que pretendo dizer é que a suprema maioria das pessoas tem a sua realidade renovada pelo ano novo, pois há a chance de mudar determinadas coisas que ele não conseguiu no ano que passou. É claro que a gente não pode ficar se prendendo a isto, aí não se preocupa em mudar as coisas a cada dia, independente de ser ano novo ou não (comodismo extremamente comum em nosso meio), mas que saibamos aproveitar a virada de ano de forma proveitosa, no que estiver ao nosso alcance e de acordo com a vontade de Deus! ;)

Deus te abençoe! ^^

Sônia Fernandes disse...

Olá querida, obrigada pela visita. Amei seu blog, já estou seguindo. Deus te abençoe muito mais, flz 2010.

Anônimo disse...

Virada do ano?ou virada contínua para o pecado!
O homem continua o mesmo,sendo enganado pelo diabo.
Cada dia estamos indo direto para o matadouro,mas a misericórdia de Deus nos livra.Mas até quando?
Sabemos que o fim já está ai!E cada dia que passa, as coisas estão piorando dia após dia.
A palavra do Senhor diz:Por amor dos escolhidos estou abreviando estes dias.
Passa anos e mais anos,o pecado e as tragrédias estão aumentando.
O homem cada vez mais rebelde,trair-se-ão uns aos outros,e uns aos outros se aborrecerão.Sem amor ao próximo, amantes de si mesmos,adoradores dos prazeres carnais.Inimigos de Deus.
Jesus disse: não ameis o mundo e nem as coisas que nele há;quem ama o mundo,o amor de Deus não está nele.
De queixa o homem vivente? Queixa sim dos seu próprios pecados.
Irmãos,temos que acordar! o tempo é curto demais.
Não brinquem com o mundo e o pecado; pois o diabo está ao vosso derredor rugindo como leão esperando para tragá-los.
Irmãos, temos que orar sem cessar. As escrituras tem que se cumprir, queira o homem ou não queira, vai se cumprir.
Esta é uma palavra fiel e digna de toda aceitação:que Cristo Jesus veio ao mundo,para salvar os pecadores,dos quais eu sou o principal. 1 Timóteo 1-15.
Misericórdia e paz sejam com todos.

Blog da Pastoragente disse...

Obrigado a todos os comentaristas que enriqueceram muito mais essa matéria.
Beijos a todos.